FR NL EN

O debate da eutanásia: Um caminho sem fim?

PDF disponibleImprimerRecommander
[Português] 05/10/2009
Auteur / source : Fr. Dr. René STOCKMAN

Na Bélgica, a legislação relativa à eutanásia está em vigor há seis anos.

Segundo dados recentes, 1 por cento de todos os falecidos morreram no contexto médico, por via da eutanásia. Mas estes dados são pouco fiáveis, visto que as declarações se fazem de maneira diferente na Flandres e na Valónia.
Alguns, por exemplo, consideram como eutanásia a assistência médica para o suicídio.

Porém, todo o debate que respeita à eutanásia continua a ser um assunto muito delicado, cheio de ratoeiras nos planos filosófico e ético e de divergências de opinião, que suscitam, também sob o ponto de vista religioso, questões pertinentes, a que importa dar uma justa resposta. O debate em sociedade sobre este tema a que se pretende chegar a um consenso, é xtremamente sensível.
Os objectivos fixados afiguram-se muito simplesmente irrealizáveis: com efeito, o consenso sobre este assunto é impossível de atingir, e nem é desejável. A questão da eutanásia levanta tantas interrogações suplementares quantas as árvores dissimulam por vezes a floresta. Seria já uma grande conquista criar um espaço em que os iferentes pontos de vista possam ser formulados de maneira serena e confrontados com a exigência da dignidade do homem. Desta maneira, poder-se-ia influenciar de forma positiva as etapas seguintes na afinação da legislação.